Embora alguns países da União Europeia e os EUA tenham suspendido temporariamente a entrada de turistas brasileiros, selecionamos destinos que estão de portas abertas para nos receber e compartilhamos abaixo algumas de suas exigências.
América do Norte
México
Não há restrição de entrada, mas os turistas que chegam de países afetados passam por uma triagem, se necessário. O questionário de identificação de fator de risco ao viajante deve ser apresentado à imigração e o uso de máscaras é obrigatório em locais públicos.
América Central
Belize
Reabrirá a partir de 15 de agosto e os passageiros terão que apresentar um teste negativo para Covid-19 feito dentro de 72 horas antes da partida, além de baixar o aplicativo de rastreamento Belize Health App. Os viajantes estão sujeitos à aferição de temperatura na chegada.
Caribe
Jamaica
Antes de embarcar, é necessário obter uma autorização de viagem no site visitjamaica.com. Os turistas estão sujeitos a exames médicos na chegada ao destino e o uso de máscaras é obrigatório em todos os locais públicos.
Bahamas
É preciso solicitar o visto de saúde para viagem Travel Health Card no site travel.gov.bs e apresentá-lo na chegada ao destino, além do resultado negativo para Covid-19, cojo exame PCR tenha sido feito até 10 dias antes.
Barbados
Turistas provenientes de países com alto número de casos deverão apresentar teste negativo para Covid-19 dentro de 72 horas antes da partida. Quem não tiver feito antes será obrigado a fazer na chegada, permanecendo de quarentena até a saída do resultado.
República Dominicana
Os passageiros estão sujeitos à verificação de temperatura na chegada e, caso apresentem sintomas ou temperatura acima de 30ºC, serão submetidos a um teste rápido de Covid-19. Deve ser preenchido formulário de declaração de saúde do viajante.
Europa
Turquia
Além do preenchimento dos requisitos habituais de imigração, os visitantes poderão ter a aferição de temperatura verificada na chegada ao país.
Croácia
É preciso apresentar uma razão válida para visitar o país, seja a negócio ou a turismo, e a comprovação de reserva do hotel para o período, além do preenchimento do formulário EnterCroatia em entercroatia.mup.hr.
Oriente Médio
Dubai – Emirados Árabes
Requer atestado médico comprovando resultado negativo para Covid-19, cujo exame deve ser realizado 96 horas antes do embarque. Isso se aplica a todos os passageiros, inclusive crianças. É preciso ter seguro viagem com cobertura para a doença ou declarar que arcará com os custos, se necessário, para apresentar no check-in. A Emirates oferece gratuitamente seguro viagem contra a Covid-19 até o fim de outubro, válido por 31 dias após o primeiro voo feito pelo passageiro . A cobertura é automática para quem comprar a passagem pela companhia, independente de classe de voo e destino. O seguro inclui consultas médicas, períodos de quarentena em hotéis e até cobertura de despesas funerárias, entretanto, não cobre o custo do teste para o diagnóstico da doença.
Líbano
Com o visto emitido na chegada, passageiros provenientes de países com alto número de casos de Covid-19 deverão apresentar resultado negativo para doença, cujo exame tenha sido realizado até 72 horas antes do embarque.
Ásia
Maldivas
Na primeira fase de reabertura, será permitido se hospedar apenas em um resort e as propriedades vão atender com capacidade limitada, normas sanitárias rígidas e distanciamento social. não há exigência de teste negativo para o coronavírus ou quarentena para quem não apresentar sintomas nem cobrança de taxas. O uso de máscara é obrigatório em locais públicos.
África
Tanzânia
Não há regras para quarentena tampouco uso obrigatório de máscara e distanciamento social. No entanto, os turistas estão sujeitos a exames médicos e o governo está coletando informações de rastreamento dos viajantes internacionais. É preciso preencher o formulário da vigilância sanitária e ter visto – requerimento pré-Covid.
Ruanda
Será necessário apresentar resultado negativo para Covid-19, cujo exame PCR tenha sido feito até 72 horas antes da chegada. No país, um segundo teste será realizado com resultados entregues dentro de 24 horas, período em que os turistas terão de permanecer em seus hotéis.
Egito
Fora o visto, o país requer preenchimento do cartão de saúde pública no desembarque e apresentação de seguro-viagem para eventuais despesas médicas.
Quênia
Fora o visto, é preciso apresentar na chegada ao destino um teste com resultado negativo para Covid-19.