A LATAM deixou oficialmente a Oneworld nesta sexta-feira, 1º de maio. Mas o que isso muda na prática? A companhia manterá acordos bilaterais com a maioria dos membros da aliança.
Fim do status na aliança Oneworld
Todos os membros que possuíam status no LATAM Pass recebiam tiers na aliança Oneworld, podendo ser Ruby, Sapphire ou Emerald de acordo com cada categoria do programa.
Tchau, American Airlines
A mudança mais significativa será o fim da parceria com a American Airlines. Passageiros LATAM Pass não terão mais acesso as salas VIP Admirals Club da American Airlines e não contarão mais com benefícios ao viajar com a companhia.
Acordos independentes com as companhias da Oneworld
As empresas com quem a LATAM terá acordos bilaterais são British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines.
Acúmulo e resgate de pontos
Conforme informações da companhia, todos os parceiros para acúmulo e resgate de pontos devem ser mantidos, com exceção da American Airlines. Possíveis mudanças nas regras de acúmulo de pontos podem ocorrer, mas ainda não foram divulgadas.
LATAM mira outra aliança?
A companhia informou que não tem intenção de se juntar a uma outra aliança. Tudo indica que a LATAM deve se manter independente, mantendo parcerias diretas com companhias de diferentes alianças, como já acontece com a GOL e Azul.