A partir do dia 14 de março, a LATAM alterará as regras de bagagem com relação à franquia permitida por passageiro e à cobrança do excesso. A nova medida adapta os processos da companhia à revisão das Condições Gerais de Transporte Aéreo, aprovada pela ANAC no final do último ano.
Como vai funcionar
1) Bagagem de mão: Para viagens realizadas a partir de 14 de março, há aumento no peso da bagagem permitida a bordo das aeronaves em todos os voos, passando de cinco para dez quilos por passageiro (exceto Premium Business e Premium Economy, que mantém a franquia de 16 quilos). As regras relacionadas às dimensões da bagagem de mão seguem inalteradas: no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura).
2) Bagagem despachada: nos primeiros meses, os clientes que emitirem bilhetes a partir do dia 14 de março terão direito a despachar um volume de até 23 quilos em voos dentro do Brasil e de/para a América do Sul. Para os demais voos internacionais, clientes poderão despachar até dois volumes de 23 quilos cada. Já os clientes nas cabines Premium Business e Premium Economy, poderão transportar até três volumes de 23 quilos. As regras relacionadas às dimensões da bagagem despachada seguem inalteradas, onde largura + altura + comprimento somados devem ter até 158 centímetros.
3) Excesso de bagagem: Há alteração no pagamento do excedente de bagagem a partir do dia 14 de março, seja pelo call center, site ou pessoalmente no aeroporto. A cobrança será mais simples e feita por meio de taxas fixas por peça, por faixa de peso e/ ou por tamanho excedente. Os valores variam de acordo com o tipo de voo: doméstico, regional ou internacional.
Para ajudar o nosso cliente a se adaptar a esta nova dinâmica e garantir uma excelente implementação do novo processo, durante os próximos meses o despacho da primeira bagagem de 23 quilos ainda será gratuito e a cobrança será apenas sobre o excesso.
Benefícios para os clientes LATAM Fidelidade
Os clientes categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão benefícios diferenciados relacionados à franquia de bagagem e, novamente, a companhia fará as mudanças em fases para que o cliente tenha tempo de se acostumar com os novos procedimentos.
Segundo o comunicado, a LATAM realizará a implementação de forma gradual para que o passageiro tenha tempo hábil de se adaptar às novas regras.