A Emirates lançou seu novo vídeo de segurança intitulado de “No-Nonsense“, que evita o exageros e vai direto ao ponto.
O vídeo começa com uma comissária informando aos passageiros que a demonstração de segurança “não terá dançarinos cantando, personagens de filmes ou celebridades tentando ser engraçadas“. Em vez disso, ele busca oferecer uma apresentação direta dos itens essenciais de segurança, sem a necessidade de algo chamativo, como um ator famoso ou um conjunto de dança extravagante.
O vídeo aborda as informações de segurança usuais, como guardar bagagens e afivelar cintos de segurança, conduzidas pela tripulação de cabine da Emirates. Ele também toma a decisão inteligente de intercalar clipes com passageiros explicando muitos pontos-chave, criando a sensação de que todos a bordo estão envolvidos no processo de segurança. O vídeo é ambientado inteiramente na cabine e, além de uma música calma e alguns flashes de lente, não adiciona nada artificial.
Entretenimento ou informação?
As companhias aéreas frequentemente tentam tornar seus vídeos de segurança o mais atraentes possível para que o maior número de passageiros assista, e isso se tornou ainda mais imperativo na era dos smartphones onipresentes. No entanto, essa abordagem pode desviar a atenção dos detalhes da mensagem. Vimos algumas companhias aéreas – o vídeo de segurança recentemente lançado pela Air India com danças folclóricas indianas, ou o esforço da British Airways do ano passado, por exemplo – apostarem tudo em seus vídeos de segurança, embora outras, como a Japan Airlines, tenham mantido padrões mais discretos.
A Emirates condensou todas essas importantes informações de segurança em um vídeo de menos de quatro minutos. Isso é mais curto que o novo vídeo da United (4 minutos e 53 segundos) e bem distante dos 9 minutos e 33 segundos do vídeo de segurança de alto orçamento mais recente da Qantas.