A LATAM deixou oficialmente a Oneworld nesta sexta-feira, 1º de maio. Mas o que isso muda na prática? A companhia manterá acordos bilaterais com a maioria dos membros da aliança.
Fim do status na aliança Oneworld

Prioridade Oneworld clientes Ruby, Sapphire e Emerald.
Todos os membros que possuíam status no LATAM Pass recebiam tiers na aliança Oneworld, podendo ser Ruby, Sapphire ou Emerald de acordo com cada categoria do programa.
Tchau, American Airlines
A mudança mais significativa será o fim da parceria com a American Airlines. Passageiros LATAM Pass não terão mais acesso as salas VIP Admirals Club da American Airlines e não contarão mais com benefícios ao viajar com a companhia.
Acordos independentes com as companhias da Oneworld
As empresas com quem a LATAM terá acordos bilaterais são British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines.
Acúmulo e resgate de pontos
Conforme informações da companhia, todos os parceiros para acúmulo e resgate de pontos devem ser mantidos, com exceção da American Airlines. Possíveis mudanças nas regras de acúmulo de pontos podem ocorrer, mas ainda não foram divulgadas.
LATAM mira outra aliança?
A companhia informou que não tem intenção de se juntar a uma outra aliança. Tudo indica que a LATAM deve se manter independente, mantendo parcerias diretas com companhias de diferentes alianças, como já acontece com a GOL e Azul.