COMPARTILHAR
Aeroporto de Congonhas durante o primeiro dia de aplicação das novas regras de segurança. (Reprodução Twitter/@MSavarese)

A partir desta segunda-feira (18), os passageiros de voos domésticos terão de enfrentar um processo de segurança muito mais rígido para ter acesso às salas de embarque dos aeroportos brasileiros.

Os novos procedimentos são os seguintes: revista física ou passagem pelo escâner corporal; retirada de notebooks/dispositivos eletrônicos da bagagem de mão; revista e a abertura de mochilas para inspeção. Ficou bem semelhante ao security americano, só faltou a obrigação de tirar os sapatos antes de passar pelo raio x.

Durante este período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o movimento nos aeroportos aumentará naturalmente, o que exige uma maior organização administrativa, agilidade das companhias aéreas e a colaboração dos passageiros para que estas filas diminuam ou voltem a normalidade.

Novas medidas

Na revista física aleatória o passageiro será revistado por um agente do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raio x. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro, e com presença de testemunha.

A retirada de notebooks e de outros dispositivos eletrônicos das malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo raio x para voos domésticos. Atualmente, essa medida já é adotada para voos internacionais.

Inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo raio x poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes.

Recomendações da Anac

A Anac recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo raio x, para colaborar para que o processo seja feito com mais rapidez.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here