COMPARTILHAR

Após anunciar a retomada gradual do turismo em Fernando de Noronha, a partir de 1º de setembro, para os turistas que já tiveram a Covid, a ilha agora entra em uma nova etapa de reabertura, liberando a entrada para todos os visitantes. A medida, começa a valer a partir do dia 10 de outubro.

Teste RT-PCT

O acesso dos visitantes seguirá um novo protocolo, elaborado pela administração da ilha e pelas autoridades de saúde do estado.

A principal regra do protocolo é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19 no dia anterior ao embarque ou na data da viagem.

Aplicativo

Outra medida indispensável para o turista é baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing (iOS ou Google Play) durante o período de estadia na ilha. Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, dando melhor rastreabilidade e controle da doença.

Quando alguma pessoa, também usuária, sinaliza que está contaminada, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

Termo de Compromisso

Também será necessário aos visitantes assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago.

Na saída da ilha, será necessário realizar um novo RT-PCR para que haja um controle da Vigilância em Saúde sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a viagem de retorno.

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here