A ITA Airways anunciou oficialmente sua saída da aliança SkyTeam nesta segunda-feira (3), iniciando um período de transição até 30 de abril de 2025, durante o qual a maioria dos benefícios concedidos aos passageiros ainda será mantida. A companhia italiana já deu início ao seu processo de integração à Star Alliance, com adesão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Essa mudança ocorre após a Lufthansa adquirir 41% da ITA Airways em janeiro deste ano. O grupo alemão já iniciou a incorporação da empresa italiana ao seu sistema e à Star Alliance, fortalecendo sua presença no mercado europeu.
A partir de hoje, os passageiros dos programas de fidelidade Lufthansa Miles&More e ITA Airways Volare já podem acumular milhas e pontos em voos de ambas as companhias. Além disso, membros elite de ambos os programas terão acesso recíproco a lounges selecionados e parceiros a partir de 30 de março de 2025.
Apesar da saída rápida da SkyTeam, os benefícios para passageiros com status SkyTeam Elite Plus, assim como o acúmulo de milhas, permanecerão vigentes até o final do período de transição.
A entrada da ITA Airways na Star Alliance marca uma nova fase para a companhia, agora sob o comando da Lufthansa, que pode futuramente adquirir a totalidade da empresa. A expectativa é que essa transição seja mais bem-sucedida do que tentativas anteriores de outras empresas de revitalizar a aviação italiana.