A partir desta sexta-feira (06), os jatos estão oficialmente autorizados a realizar operações regulares no Aeroporto de Fernando de Noronha. A liberação marca o fim de um período de restrições para aeronaves de maior porte no arquipélago.
Apesar da autorização, o retorno efetivo dos voos dependerá do cronograma de cada companhia aérea. A expectativa é que a GOL seja a primeira a retomar as operações regulares com jatos em Noronha, já que a empresa havia anunciado previamente a volta dos voos para Guarulhos (SP) e Recife (PE) a partir de 1º de abril.
A LATAM, por sua vez, ainda não confirmou se irá antecipar o início das operações regulares. Até o momento, a companhia mantém apenas voos pontuais de socorro para atender à demanda emergencial na ilha.
Já a Azul será a última a retomar os voos com jatos para o destino. A companhia anunciou que as operações regulares só serão retomadas a partir de 7 de maio.
A liberação das aeronaves de maior porte é vista como um avanço para melhorar a conectividade com o arquipélago e facilitar o fluxo de turistas e moradores, após meses de operações limitadas a aeronaves menores.