Cracóvia é conhecida como uma das cidades polonesas mais antigas. Seus museus estão repletos de tesouros reais e lembranças históricas, uma das principais razões para ter se tornado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1978.
A cidade tem mais de 750 anos e, durante cinco séculos, foi a capital da Polônia. Gerações consecutivas de monarcas construíram castelos e catedrais que deram a Cracóvia um ar soberano, que segue por aqui até hoje.

O centro de Cracóvia é compacto e a visita à cidade é facilmente feita a pé. Mas também existe a opção de fazer este passeio de carruagem. O tour padrão dura cerca de 15 minutos, mas você também pode escolher fazer um trajeto maior e visitar mais pontos turísticos.

A Basílica de Santa Maria é famosa por seu retábulo que retrata cenas da vida da Virgem Maria. São várias as lendas sobre esta construção. Um dos interiores mais belos que já vi de uma Catedral.

A Basílica de Santa Maria fica nos arredores da praça do mercado principal, no centro da Cracóvia. A igreja abre todos os dias, sendo que, aos domingos, o horário é reduzido.

A vista mais bonita de Cracóvia é da grande Praça do Mercado. Em seu entorno encontram-se algumas das melhores opções de hospedagem da cidade, além de ótimos restaurantes, cafés e bares.

Além disso, aqui está localizado o Sukiennice, um grande mercado construído no início do século XIV. Hoje, o edifício é ocupado por várias lojinhas de suvenires.



Cracóvia certamente vale uma visita, principalmente por sua história.